Autoexame da mama é um exame que toda mulher deve fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios.
O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
O autoexame de mama pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.
Observe os dois seios, primeiramente com os braços para baixo. Coloque as mãos na cintura, fazendo força. Ponha as mãos atrás da cabeça e observe o tamanho, a posição e forma dos mamilos. Pressione levemente os mamilos e veja se há saída de secreção.
Levante seu braço esquerdo, apoiando-o sobre a cabeça. Com a mão direita, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise cada uma delas calmamente. Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Terminada a avaliação, repita os movimentos na outra mama.
Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta o seio com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente) e depois as axilas. Repita o procedimento na mama esquerda.
O autoexame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.
O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres. Quando é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores.
Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um(a) ginecologista. Ele (a) realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia para avaliar corretamente.