Quem disse que medalhista olímpico não sofre com problemas do dia a dia como a gente?!
Desde as classificatórias da ginástica artística nas Olimpíadas, a Rebeca Andrade chamou a atenção do público por dar aquela “apertada nos olhos” para poder enxergar melhor na hora de ver a sua pontuação.
Além dessa edição dos jogos, o público resgatou outros momentos em que a ginasta teve dificuldade para enxergar, e o vídeo têm viralizado nas redes sociais. A própria atleta já revelou ter miopia em um olho (acima de 2,5 graus) e astigmatismo no outro (acima de 2 graus).
Por ser um dos problemas de visão mais comuns no Brasil – a estimativa do Ministério da Saúde é de que 35 milhões de brasileiros são míopes –, a Granato separou algumas informações que você precisa saber sobre a miopia.
A miopia é um problema de visão bastante comum, que dificulta a pessoa a enxergar de longe. Dessa forma, objetos distantes aparecem borrados, enquanto objetos mais próximos podem ser vistos claramente.
Isso ocorre porque a luz que entra no olho é focalizada incorretamente, fazendo com que as imagens se formem na frente da retina em vez de sobre ela.
O principal sintoma da miopia é exatamente a dificuldade para enxergar. Entretanto, esse “aperto dos olhos” acaba sendo um reflexo natural que a pessoa faz para tentar focar a sua visão.
Além disso, caso a pessoa não use um método corretivo (óculos, lentes de contato ou cirurgia), a condição pode gerar dor de cabeça.
Apesar de já ser um problema extremamente comum no mundo inteiro, infelizmente os casos ainda estão crescendo bastante.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a projeção é de que 50% da população mundial seja míope até 2050. Os números são alarmantes e, infelizmente, a tendência é que eles continuem crescendo.
O principal fator para esse aumento é o uso excessivo de dispositivos eletrônicos, já que o tempo prolongado em frente de telas pode causar fadiga ocular. Ler livros, outros materiais e assistir TV a curta distância e por longos períodos também podem contribuir para o desenvolvimento da condição.
Além disso, estudam mostram que a exposição à luz natural – tendo os cuidados necessários com o sol, é claro – pode prevenir a miopia. Então, como estamos cada vez menos ao ar livre, os casos de problemas oculares acabam aumentando.
Em um primeiro momento, a miopia não diagnosticada ou não tratada já impacta a qualidade de vida da pessoa. Com a limitação visual, algumas atividades simples do dia a dia podem se tornar um desafio maior.
Outro problema é que a condição é progressiva. Ou seja, ela pode piorar com o tempo, principalmente se não receber o devido tratamento.
Além disso, se chegar em um nível grave, a miopia pode aumentar o risco de outros problemas oculares mais sérios, como deslocamento de retina, glaucoma e catarata.
De forma preventiva, a melhor recomendação é ir no oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
Entretanto, se você perceber algum sintoma, como dificuldade para enxergar ou sensibilidade à luz, procure o médico imediatamente. Em diversos casos, óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa são boas opções para corrigir problemas simples.
Se você já apresenta algum problema de visão, então o indicado é ir ao especialista mais frequentemente para monitorar a progressão da condição. Por isso, é importante seguir as recomendações do seu médico!
Na Granato, você encontra exames e consultas para até o mesmo dia, além de fazer tudo o que precisa no mesmo lugar! Faça já o seu agendamento online ou entre em contato:
📞 Central de Atendimento: (21) 3269-7008
💬 WhatsApp: (21) 99286-6269
Granato Policlínica: tudo o que a sua saúde precisa. 💚