Em períodos de muita chuva, mudança de clima e até nas vivências dentro de ambientes fechados e pouco ventilados, pessoas que já tem uma predisposição a problemas respiratórios podem sofrer ainda mais com essas doenças.
E ainda que em grande parte dos casos não exista uma solução rápida – ainda mais em relação a doenças crônicas como bronquite, rinite e asma, conhecidas por atingir diretamente as vias nasais, é possível melhorar o quadro com determinados cuidados.
A seguir vamos conhecer alguns deles, que você deve colocar em prática o mais rápido possível, especialmente antes do clima esfriar na sua cidade. Confira:
Um dos principais problemas para quem já tem algum tipo de doença respiratória é justamente o ambiente que faz parte da rotina.
Isso porque, qualquer tipo de acúmulo de sujeira ou poeira atrelado a uma movimentação de ar nula pode trazer muito mais chances de que você tenha algum tipo de problema respiratório, vindo justamente da proliferação de doenças.
O ideal, então, é organizar bem o espaço, evitando acúmulos de roupas ou objetos sem nenhum tipo de limpeza. Atrelado a isso, a abertura constante de janelas pela manhã e a umidificação do ambiente pela noite garantem uma qualidade de sono e despertar.
Ainda que não existam grandes restrições de alimentação para pessoas que sofrem com doenças respiratórias, fica claro que tudo aquilo que inflama tende a piorar um quadro.
Ou seja, quem já sofre com sinusite, rinite ou asma, por exemplo, deve evitar comer alimentos que tenham uma tendência à inflamação do corpo, como no caso de oleaginosas, frituras e industrializados.
O ideal é sempre evitar a alimentação que não seja saudável, mas tentar deixar de lado alimentos inflamatórios nos períodos de crise, algo que com certeza irá surtir efeito.
Seguindo o mesmo foco da alimentação não-inflamatória, podemos citar os tóxicos, como cigarro e a própria bebida alcoólica.
O primeiro, que é o cigarro, é um item altamente tóxico para quem tem problemas respiratórios, justamente porque as vias acabam sendo congestionadas por diversas substâncias agressivas, dificultando o trabalho normal dos pulmões.
Seguindo o mesmo ponto, o álcool tende a desencadear muito mais facilmente as doenças respiratórias, justamente pelas substâncias existentes dentro dos produtos.
A hidratação para quem sofre com a respiração é mais do que essencial. Afinal, quanto mais água, maior é a distribuição de água por todo o corpo, especialmente nos tecidos das narinas, aliviando problemas vindos de climas secos.
O ideal é que pelo menos dois litros de água sejam consumidos durante o dia por uma pessoa adulta, e a umidificação do ambiente – algo citado ao longo do texto, também seja uma acompanhante dessa hidratação, que no caso acontece por meio do ar.
Até aqui vimos que algumas escolhas com a alimentação, ambiente e também com o estilo de vida podem trazer melhores condições para pessoas que sofrem com doenças respiratórias. E junto se incluem rotinas específicas de cuidados.
A primeira e talvez mais importante delas é a de lavagem do nariz, sempre que possível com materiais específicos para a prática e com a ajuda de soro fisiológico.
Isso ajuda a desentupir áreas do nariz que estão congestionadas e a limpar o muco, que muitas vezes se acumula em áreas específicas das vias, facilitando doenças inflamatórias.
Outra forma de proceder evitando essas doenças acontece a partir de medicamentos e acompanhamentos com remédios próprios, que devem ser sempre passados por um especialista, no caso, um pneumologista ou otorrino.
Ainda que você siga todas as dicas vistas neste post, é sempre bom lembrar de que um bom diagnóstico e acompanhamento de doenças respiratórias só deve ser feito por um especialista, e que quadros mais graves devem ser acompanhados por um pneumologista.
Não deixe para outro momento, cuide já da sua saúde e melhore a sua respiração! Na Granato temos pneumologistas e otorrinos prontos para atender você, tudo em um único lugar para consultas e exames, com os resultados mais rápidos da cidade.
Acesse nossa página de agendamento de consultas e escolha cuidar do seu bem mais precioso: você!
Fale conosco pelo número de whatsapp 21 99286-6269 ou pelo telefone 3269-7008 e agende já a sua consulta.
Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta, de 7h às 19h, e aos Sábados de 7h às 15h. Estamos na Estrada da Gávea, 817, loja 109, Galeria Pedra Bonita (em frente ao metrô de São Conrado).